O lançamento do projeto acontece no hotel Sonata de Iracema. Em seguida, os participantes se dirigem ao Praia Acessível, a poucos metros, quando será feita a abertura da temporada de férias do programa, com atendimento diário

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), lança, neste sábado (07/12), às 8h30, no Hotel Sonata de Iracema, o projeto Fortaleza Capital Amiga do Idoso. Em seguida, às 9h, abre oficialmente a temporada de férias do Programa Praia Acessível, a poucos metros do hotel, na Praia do Lido/ Crush.

O projeto Fortaleza Capital Amiga do Idoso consiste em oferecer ao turista com 60 anos ou mais opções de hospedagem, passeios e outros atrativos com as condições ideais para atender as demandas específicas do público nessa faixa etária.

Para isso, a Setfor firmou parceria com hotéis filiados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Ce), assim como estabelecimentos filiados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Ce). Os parceiros comprometem-se a oferecer ao público itens como acessibilidade, cardápio com opções diet ou sem sal, serviço de cuidador por demanda e equipe treinada para atender as necessidades do público da terceira idade, entre outros. Os estabelecimentos parceiros receberão um selo, fornecido pela Setfor, indicando que são participantes do projeto.

“De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25,5% da população brasileira terá mais de 60 anos até 2060. Em muitos casos, são pessoas com maior disponibilidade de tempo, estabilidade financeira e que gostam de viajar. Temos que estar atentos a esse público e é fundamental estar bem preparados para recebê-los”, destaca Alexandre Pereira, secretário do Turismo de Fortaleza. “Queremos que Fortaleza esteja na preferência desse turista, sendo também referência nacional na recepção do visitante dessa faixa etária”, complementa.

Programa Praia Acessível

O programa Praia Acessível é um dos ativos da cidade que fazem a diferença para quem tem dificuldade de locomoção, caso de muitos idosos. Faz parte, por isso, do material de promoção do projeto Fortaleza Capital Amiga do Idoso.

Como de costume na alta estação, o programa Praia Acessível – programa que oferece banho de mar assistido às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida – amplia os dias de funcionamento nos meses de dezembro e janeiro próximos e passa a funcionar diariamente, das 9h às 13h.

No sábado (07/12), será aberta oficialmente a temporada de férias no programa, que vai receber usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e um grupo organizado pela Secretaria da Assistência Social de Pacatuba, juntamente com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência daquele Município. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado, o projeto desde seu lançamento, em março de 2016, já contabiliza mais de 6 mil atendimentos.

Os usuários do Praia Acessível contam com espaço de lazer, esteira de acesso e cadeiras anfíbias, o que possibilita o banho de mar de pessoas com deficiência física e/ou motora ou dificuldade de locomoção. O local está equipado ainda com piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, vagas exclusivas de estacionamento, banheiro acessível e itens de segurança.

Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

Serviço

Data: 07/12 (sábado)

Hora: 8h30 – Lançamento do projeto Fortaleza Capital Amiga do Idoso

Local: Hotel Sonata de Iracema

Hora: 9h – Abertura do programa Praia Acessível na Alta Estação

Local: Praia do Lido/ Crush, em frente ao Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123).

(Coordenação de Comunicação/SETFOR)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui