Em agosto desse ano, a Hyundai Motor Company anunciou o lançamento de seu primeiro carro com sistema de carregamento solar no teto. A empresa alegou que a inovadora tecnologia ecológica fornecerá aos veículos energia elétrica adicional, além de aumentar a eficiência de combustível e sua autonomia.

De acordo com o anúncio, o fabricante de automóveis sul-coreano disse que a tecnologia seria usada na versão mais recente do seu New Sonata Hybrid e depois apresentada a outros veículos nos próximos anos.

O sistema suporta a fonte de energia elétrica do veículo, melhorando a eficiência de combustível e reduzindo as emissões de CO2. “O sistema de teto solar inclui uma estrutura de painéis solares de silício que são montados no teto do carro.

Sendo capaz de carregar mesmo enquanto dirige, o sistema de teto solar pode carregar de 30 a 60% da bateria por dia. Com 6 horas de carga diária, espera-se aumentar a distância de viagem dos motoristas em mais 1.300 km por ano ”, afirmou a empresa.

O sistema é composto por um painel solar e um controlador, sendo produzida quando a energia solar ativa a superfície do painel, que converte essa energia usando fótons de luz do sol. Isso cria os pares buraco-elétron nas células de silício, que geram eletricidade solar. A eletricidade desse processo é convertida em tensão padrão pelo controlador e armazenada na bateria.

DESIGN

A Hyundai Motor levou em consideração não apenas a eficiência, mas também o design ao desenvolver o sistema de carregamento solar. Enquanto o sistema de teto solar atualmente desempenha um papel de apoio, ele abre perspectivas para os veículos que não precisam mais de combustível fóssil para operar.

NOVO HÍBRIDO

O New Sonata Hybrid está equipado com a primeira tecnologia mundial de controle de turno ativo (ASC) e sistema de carregamento de teto solar. Possui um design exclusivo híbrido com elementos dinâmicos aprimorados, além de um motor Smartstream G2.0 GDi HEV e transmissão híbrida de 6 velocidades.

De acordo com o anúncio, o novo modelo de sistema de carregamento solar do telhado da Hyundai também suporta a função ‘Chave digital’ por meio de um aplicativo para smartphone dedicado.

VENDA

O New Sonata já está à venda na Coréia e em breve será vendido na América do Norte. Atualmente, a Hyundai não tem planos de expandir as vendas desse modelo para o mercado europeu.

Ainda no primeiro semestre, a indústria anunciou que já estava desenvolvendo três tipos de sistemas de carregamento de teto solar:

1) sistema solar de silício de primeira geração, o sistema solar semi-transparente de segunda geração e a tampa solar leve de terceira geração no corpo do veículo.

2) sistema de teto solar de primeira geração, que será aplicado aos modelos híbridos, inclui uma estrutura de painéis solares de silício produzidos em massa que são montados em um telhado comum. Esse sistema pode carregar de 30 a 60% da bateria por dia, dependendo das condições climáticas e do ambiente.

3) sistema de teto solar semi-transparente de segunda geração será aplicado pela primeira vez no mundo a veículos com motores de combustão interna. Diferenciado do sistema de primeira geração, o sistema de segunda geração oferece opções de painel transmissivo, satisfazendo também os consumidores que desejam uma sensação de abertura. Os painéis solares semitransparentes são aplicados a um teto solar panorâmico, mantendo a transparência enquanto carrega a bateria de um veículo elétrico ou uma bateria adicional montada em um veículo com motor de combustão interna.

EXPORTAÇÃO E MEIO AMBIENTE

A aplicação do sistemas de carregamento solar em veículos com motores de combustão interna contribuirá para o aumento das exportações de veículos, permitindo que os veículos cumpram as leis ambientais em escala global que regulam as emissões de CO2.

O sistema leve de tampa solar de terceira geração, atualmente em processo de estudo piloto para aplicação em modelos de veículos ecológicos, inclui uma estrutura que monta painéis solares em um capô e teto combinados, a fim de maximizar a produção de energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui