O conglomerado imobiliário e do varejo Majid Al Futtaim Group (MAF) começará a eliminar gradualmente os plásticos de uso único até o final deste ano e os eliminará completamente em suas operações até 2025. Dentre os empreendimentos controlados MAF, a decisão impactará diretamente 26 shoppings, 13 hotéis, 46 cinemas VOX e mais de 285 lojas Carrefour no Oriente Médio, África e Ásia.

Na última terça-feira (5), altos funcionários do gigante do varejo disseram que itens de plástico descartáveis não serão entregues aos clientes, exceto os produtos à venda nas prateleiras. A empresa também está lançando incentivos para clientes que evitam sacolas plásticas, incluindo pontos nos programas de fidelidade do Carrefour. Uma grande iniciativa para educar os compradores dos pontos de venda do MAF também será lançada pela marca, uma vez que os clientes desconhecem amplamente o enorme impacto da poluição por plásticos nas mudanças climáticas. Pois, todos os anos serão tiradas 800 milhões de sacolas plásticas de supermercado.

Ibrahim Al-Zu’bi, diretor de sustentabilidade da AMF-Holding, disse: “No ano passado, os shopping centers da MAF receberam 192 milhões de visitantes e estima-se que se cada um desses visitantes levasse para casa apenas duas sacolas plásticas do Carrefour, isso totalizaria mais de dois milhões de quilogramas de resíduos plásticos “. A empresa espera que a nova estratégia inspire os varejistas concorrentes na região.

Em 2017, a companhia começou a promover sacolas reutilizáveis em seus mercados, com as vendas deste ano de sacolas ecológicas aumentando em 70%.

Um pequeno preço a pagar

A medida também eliminará sacolas plásticas para frutas e legumes, substituindo-as por bolsas reutilizáveis de pano. No entanto, cada uma terá um preço simbólico.

Hani Weiss, diretor executivo da MAF-Retail, destacou: “A decisão inclui a remoção de sacolas plásticas distribuídas gratuitamente de todas as lojas Carrefour em 16 mercados até 2025, além de outros itens de plástico descartáveis de todas as unidades de negócios da empresa, inclusive palhas, talheres, recipientes e bandejas”.

“A empresa se concentrará em promover alternativas reutilizáveis e sustentáveis que promovam mudanças comportamentais de longo prazo entre seus clientes e fornecedores”, completou Weiss.

O programa também será estendido às operações de varejo on-line do MAF.

Reabasteça o líquido detergente

O escopo da política também inclui itens de plástico de uso único distribuídos aos clientes e não inclui nenhum produto na prateleira normalmente vendido nas instalações da empresa, como sacos de lixo, garrafas de detergente e produtos de limpeza. No entanto, a empresa, em parceria com prestadores de serviços externos, também abriu postos de reabastecimento de detergente líquido em lojas selecionadas do Carrefour.

Pontos de fidelidade por reutilizar sacolas

Os clientes do programa de recompensas pelo estilo de vida do MAF, o Share, que adquiriram uma sacola reutilizável do Carrefour nos últimos dias 6 ou 7 de novembro, receberão seu dinheiro de volta através dos pontos Share.

Também estão em andamento planos para introduzir uma iniciativa em que os clientes que compram com suas sacolas reutilizáveis receberão ainda mais recompensas em ações.

Além disso, seu controlador, Majid Al Futtaim, também se comprometeu a se tornar positivo líquido em carbono e água até 2040 e se juntou ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para colaborar na eficiência de recursos e desenvolvimento sustentável.

(Khalee J Times)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui