Pesquisar
Close this search box.

MEI: Sustento de milhões na economia brasileira

(Imagem: Cottonbro/Pexels)

O Microempreendedor Individual (MEI) tem desempenhado um papel fundamental na economia brasileira há uma década, sendo a principal fonte de renda para cerca de 1,7 milhão de famílias, conforme revela a pesquisa “Perfil do MEI” do Sebrae. Esses microempreendedores sustentam aproximadamente 5,4 milhões de pessoas no país, com uma renda média domiciliar de R$ 4,4 mil.

O estudo, realizado com 10.339 MEIs entre 1º de abril e 28 de maio deste ano, mostra que 76% deles dependem exclusivamente de seus negócios para sua sustentação financeira. A maioria dos MEIs se formalizou para aproveitar benefícios como a emissão de notas fiscais e compras a preços mais baixos, além de benefícios previdenciários.

A pesquisa também destaca a predominância de jovens entre 18 e 29 anos no segmento, representando 41% do total. Esse número diminui com o aumento da idade, mostrando uma diversidade de empreendedores em diferentes fases da vida.

Entre os dados relevantes do estudo, destacam-se:

  • 76% dos MEIs veem o negócio como sua única fonte de renda.
  • 28% são a única fonte de receita para suas famílias.
  • 33% atuavam informalmente antes de se tornarem MEIs.
  • Renda per capita mensal dos MEIs é de R$ 1.375,00.
  • 40% operam seus negócios em casa, e 28% possuem estabelecimentos comerciais.
  • A formalização impulsionou as vendas para 71% dos entrevistados.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado