Em parceria com a Glasgow University, a Jaguar Land Rover desenvolveu um projeto de volante com zonas de temperatura que aquecem ou esfriam rapidamente para indicar ao condutor a aproximação de um cruzamento ou a necessidade de mudar de faixa. A função promete ajudar, principalmente, em situações de pouca visibilidade na pista por conta de mudanças meteorológicas ou condições da estrada.

A solução também foi aplicada para alertas de troca de marcha atrás do volante, indicando quando o carro inicia seus movimentos autônomos ou quando o motorista deve assumir o controle do automóvel novamente. 

A função segue a tendência de preparação de veículos autônomos que devem ser cada vez mais presentes no mercado nos próximos anos. 

Vale lembrar que a distração de motoristas aparece como o maior contribuinte para acidentes de trânsito no aspecto global, representando mais de 10% dos acidentes fatais somente nos Estados Unidos. Neste case, os pesquisadores da montadora destacaram que os estímulos térmicos poderiam ser uma maneira de manter os motoristas mais atentos na estrada.

Funcionamento e Benefício:

Os sinais de temperatura ocorrem dos dois lados do volante, indicando o sentido da curva aquecendo ou esfriando rapidamente um lado. A diferença pode ser de até 6ºC, de modo que o motorista pode ajustar a oscilação de acordo com sua preferência.

Outra informação de destaque trazida pelo estudo é que a mudança de temperatura também pode auxiliar em situações menos emergentes, substituindo estímulos sonoros e de vibração que costumam tirar a atenção dos motoristas.

(Consumidor Moderno).

Sistema RPBrasil de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui